terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conselho Escolar

O possível e o que se tem:
Atribuição do Conselho Escolar (CE)
Realidade do Conselho Escolar 
Eles representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade. Representam, assim, um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania p.32)
Na escola, o CE tem se efetivado como o espaço de gestão democrática e participativa, como previsto no texto ao lado. Entretanto, é inegável o fato de que essa realidade tem presente o conflito, uma vez que ainda se tem a idéia de que o conselho é “órgão fiscalizador”.
Funções do Conselho Escolar

a) Deliberativas: quando decidem sobre o projeto político-pedagógico e outros assuntos da escola, aprovam encaminhamentos de problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino e decidem sobre a organização e o funcionamento geral das escolas, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas. Elaboram normas internas da escola sobre questões referentes ao seu funcionamento nos aspectos pedagógico, administrativo ou financeiro.( (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania p.39)

O CE tem tido participação efetiva na elaboração do Projeto Político Pedagógico, principalmente pelo fato de que muitos dos conselheiros são também servidores da escola, o que não implica na ausência daqueles que não o são. No que se refere à participação em decisões administrativas, considera-se que é mínima, uma vez que a própria gestora também tem autonomia administrativa limitada pela Secretaria de Educação do Município. Em relação a participação financeira, o CE participava de maneira contundente, sempre na perspectiva de garantir o melhor uso dos recursos financeiros da escola.
b) Consultivas: quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares. (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania p.39)
A função consultiva do CE tem se apresentado no cotidiano da escola como um processo em construção que está dando resultados positivos, pois identifica-se que os conselheiros se dispõem a exercer essa função. É, porém, inegável o fato de que há, ainda, os momentos em que opiniões pessoais prevalecem sobre o administrativo e o pedagógico. Nessas situações, o gestor procura intervir de forma coerente, mediando os conflitos e chegando ao ponto do que é o melhor para a escola.
c) Fiscais (acompanhamento e avaliação): quando acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras, avaliando e garantindo o cumprimento das normas das escolas e a qualidade social do cotidiano escolar. (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania p.39)

Na escola percebe-se que o CE conseguiu chegar a um nível de compreensão dessa função. A fiscalização, nessa realidade, apresenta-se como uma forma de contribuição ao trabalho da instituição, uma vez que não se prende a “apontar erros”, mas de saber o que está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar.
d) Mobilizadoras: quando promovem a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local em diversas atividades, contribuindo assim para a efetivação da democracia participativa e para a melhoria da qualidade social da educação. ( (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania p.39)

A função mobilizadora do CE tem se manifestado na escola de forma micro, ou seja, no espaço escolar, ele consegue mobilizar. Entretanto, quando se pensa a nível macro, observa-se que não consegue mobilizar a comunidade onde a escola está inserida.




O Conselho Escolar representa “[...] o espaço onde se discutem as questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da escola. Nesse sentido, o Conselho Escolar têm as seguintes funções: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.” (OLIVEIRA,MORAES,DOURADO,p.2).
Efetivar essas funções no cotidiano da escola representa uma luta diária na busca da democratização das decisões escolares. É um processo lento, que se dá em constante processo de ir e vir, em que o conflito entre idéias divergentes estão sempre presentes. No conflito, estão presentes opiniões pessoais, a concepção de posse em relação ao que é da escola (como por exemplo: turma, disciplina, série) e mesmo a idéia de que ocupar um cargo dentro do CE dá ao conselheiro um “status a mais”.


Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania (Caderno 1). Brasília – DF, 2004.

OLIVEIRA,João Ferreira de.MORAES, Karine Nunes de.DOURADO, Luiz Fernandes. Conversando um pouco mais sobre o Conselho Escolar. 

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